Palestra “Introdução à web semântica e ferramentas para criação e edição de ontologias: uma análise comparativa com o Tainacan Ontology”

No dia 19 de Outubro de 2016, às 15 horas, acontece no LABICOM-UFG a palestra “Introdução à web semântica e ferramentas para criação e edição de ontologias: uma análise comparativa com o Tainacan Ontology” com o pesquisador Ernesto Fonseca Veiga do L3P/UFG. Ernesto é mestre em Ciência da Computação pelo INF/UFG, e atua nas áreas de Computação Sensível a Contexto, Web Semântica e Engenharia de Software. O evento faz parte do Ciclo de Seminários do NGTPTI (Núcleo de Pesquisa em Gestão, Políticas e Tecnologia da Informação). A participação é aberta e gratuita. Haverá emissão de certificados.

Segue um resumo da palestra (texto do palestrante):

Com a necessidade de lidar com grandes quantidades de dados na web, e tratar estes dados como conhecimento expressivo e interoperável, a Web de Dados tem migrado para um novo paradigma: a Web Semântica. As ontologias formam o núcleo da semântica na web, e para desenvolvê-las é necessária a utilização de ferramentas denominadas editores de ontologias. Apresentamos uma introdução à Web Semântica, editores de ontologia e uma análise comparativa dessas ferramentas, como foco na disponibilização de funcionalidades baseadas nos construtores da linguagem padrão para modelagem ontológica (OWL), incluindo neste estudo o editor de ontologias web-colaborativo: Tainacan Ontology.